Treinamento MM – Agosto 2014

Seis meses atrás me colocaram numa sala com um monte de gente que eu não conhecia para nos apresentarem melhor o que era o Matemática em Movimento. Nos apresentaram a estrutura, as regras e a motivação: “qual é o seu sonho?”. Fizemos dinâmicas e nos preparamos para encarar os desafios que vinham a frente.

Cinco meses atrás eu estava dando minha primeira aula. Nervoso, pois era a primeira vez que eu estava na frente dos meus alunos. Aflito, porque dimensionei mal o tempo. E realizado, pois estava fazendo a diferença na vida daquelas pessoas que me ouviam.

Três meses atrás eu já me sentia parte do projeto. Acordar cedo no sábado, que no começo parecia difícil e penoso, passou a ser prazeroso e estimulante: eu sabia que encontraria meus amigos e meus alunos queridos. E ver como eles melhoram dia a dia e saber que todos nós do MatMov participamos disso é inexplicável.

Um mês atrás estávamos todos – alunos e voluntários – confraternizando o final do semestre. E lá não havia diferenças de idade, função ou conhecimento: cada um fez sua parte, trouxe sua experiência e alegria para tornar um dia cinzento no céu colorido em nossa memória. Brincadeiras e chororôs à parte, todos nós sabíamos que ali era um momento de comemorar o final de um ciclo – pequeno em tempo, é verdade, mas grande em significado. Nos despedimos de algumas pessoas e nos preparamos para receber outras.

E agora, novamente me sentei numa sala com um monte de gente que eu não conhecia para apresentar melhor o que é esse projeto. E tentar fazer com que os novos voluntários entendam que fazer a diferença na vida de uma pessoa, nem que seja por uma única ocasião, é algo mágico e extremamente gratificante. Tira qualquer cansaço de um sábado de manhã e dá vontade de ficar acordado até mais tarde. Faz valer a pena sacrificar algumas saídas ou compromissos. E é simplesmente inexplicável!

Vendo os novos voluntários entrando no Matemática em Movimento, só que agora “do outro lado”, posso afirmar, com toda certeza, a essas novas carinhas sorridentes: vocês irão fazer parte de algo que jamais se esquecerão! E vão conhecer pessoas que também jamais esquecerão vocês!

Avante, MM!

Print Friendly, PDF & Email